fbpx

Para manter um arranjo de flores em vaso bonito e fresco por mais tempo, é importante seguir algumas dicas de cuidados. Aqui estão algumas orientações:

Preparação Inicial

Corte das hastes em diagonal. Corte as hastes das flores em um ângulo de 45 graus antes de colocá-las no vaso. Isso aumenta a área de absorção de água.

– Remova as folhas submersas.  Remova qualquer folha que fique submersa na água do vaso para evitar a proliferação de bactérias.

– Água e Nutrientes

Água fresca –  Troque a água do vaso a cada dois dias ou sempre que ela parecer turva. Use água fresca e limpa.

Não encha o vaso de água até a boca – 3 a 4 dedos de água são suficientes. Caso contrário, os caules submersos em água apodrecem mais rapidamente. 

Alimento para flores – Use conservantes para flores cortadas, que podem ser comprados em lojas de jardinagem ou floriculturas. Eles contêm nutrientes que ajudam a prolongar a vida das flores.

– Localização

Coloque o vaso em um local fresco e longe da luz solar direta, correntes de ar e fontes de calor (como radiadores ou aparelhos eletrônicos).

Distância de frutas – Mantenha o vaso afastado de frutas maduras, pois elas liberam etileno, um gás que acelera o envelhecimento das flores.

– Manutenção Regular

Poda – Recorte um pequeno pedaço das hastes a cada poucos dias para melhorar a absorção de água.

Limpeza do vaso – Lave o vaso sempre que trocar a água para remover qualquer resíduo de bactérias ou fungos.

– Dicas Adicionais

Flores em botão – Se algumas flores ainda estão em botão, você pode ajudá-las a abrir colocando o vaso em um local ligeiramente mais quente por algumas horas.

Flores específicas – Algumas flores têm necessidades específicas, como orquídeas, que podem precisar de um cuidado especial em termos de temperatura e umidade.

Seguindo essas dicas, você poderá desfrutar do seu arranjo de flores por mais tempo e manter o ambiente sempre bonito e acolhedor.